A azia é o sintoma de queimação que vai desde a boca do estômago até a garganta. No dia seguinte a uma comilança como a das ceias natalinas, é comum sentir essa sensação.
Entre as causas mais comuns para azia estão:
A sensação de queimação normalmente é provocada pela dificuldade de digestão e pelo refluxo, que acontece quando o conteúdo que estĂĄ no estômago, acaba subindo até o esôfago.
"As ceias de fim de ano, seja pelo horĂĄrio e pelo tipo de comida e quantidade, costumam causar azia. No entanto, após a digestão, a sensação passa", explica o médico Samuel Dalle Laste, da clínica Dalle Laste.
Caso a azia seja um sintoma persistente ou dure mais do que 15 dias, o paciente deve buscar orientação médica para investigar a causa.
Para resolver um incômodo ocasional, existem receitas caseiras à base de folhas e raízes. Se vocĂȘ exagerou na ceia e amanheceu com azia no dia seguinte, confira alguns remédios caseiros aprovados pelo médico:
"A couve misturada com babosa ajuda a acalmar o estômago, sendo chamada, inclusive, de omeprazol caseiro", orienta o médico. Para fazer esse remédio, basta bater uma folha de couve manteiga com um pouquinho de ĂĄgua no liquidificador, e adicionar duas colheres do gel da babosa. A mistura deve ser bebida em jejum logo de manhã.
O gengibre combate a inflamação no estômago, reduzindo a sensação de queimação. O ideal é prepara um chĂĄ, usando 1 cm de gengibre e ĂĄgua quente.
Uma forma de equilibrar a acidez do estômago é usar bicarbonato de sódio. Uma colher e meia da substância combinada com ĂĄgua tem propriedades alcalinizantes. Significa que o bicarbonato neutraliza o ĂĄcido e reduz a queimação da parede gĂĄstrica.
A espinheira-santa é uma planta que combate a indigestão, os gases e as dores abdominais. Ela deve ser consumida na forma de chĂĄ, que é preparado mergulhando uma colher de folhas secas em 150 ml de ĂĄgua fervendo.
"O chĂĄ de alecrim tem poder cicatrizante no estômago. Ele pode ser usado para regenerar parede gĂĄstrica", afirma Laste. Para preparar a bebida, use dois ramos de alecrim em 150 ml de ĂĄgua fervendo.