Muitos brasileiros estão enfrentando bloqueios do pagamento de seus benefícios devido a diversas irregularidades na documentação. No entanto, é possível solucionar esses problemas e evitar que o pagamento seja definitivamente cancelado. O Ministério está comprometido em divulgar informações pertinentes a esses beneficiários, a fim de ajudar na resolução dessas pendências. A seguir, detalhamos o que você precisa saber para verificar se essa situação lhe afeta e como regularizar a situação, caso necessário.
A gestão informou que o bloqueio pode ser causado por diversos fatores. Entre eles, encontram-se o status do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) junto à Receita Federal. Casos de CPF suspenso, cancelado, ou com divergência na titularidade são os principais causadores desse bloqueio. Outro fator que pode ser o causa do problema é a inconsistência de dados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
A equipe do Ministério planeja alertar os indivíduos com irregularidades em seu cadastro por meio dos aplicativos da Caixa Econômica Federal e do Bolsa Família. Ainda assim, você também pode verificar a situação do seu CPF. Para tanto, basta seguir o seguinte procedimento:
Em casos de irregularidades, é importante atualizar os dados. Esse procedimento pode ser realizado online, por meio do site ou do aplicativo do CadÚnico, ou presencialmente em um posto da Receita Federal ou em locais conveniados, como os Correios, Cartórios, Banco do Brasil ou a Caixa Econômica Federal.
Se a inconsistência for com o CadÚnico, é necessário buscar atendimento presencial em uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Caso deseje regularizar a situação do CPF online:
Em caso de necessidade de atualização de informações no CadÚnico, o procedimento é o seguinte:
Fique atento às suas informações cadastrais. Manter tudo em dia é de extrema importância para garantir o recebimento dos benefícios.