Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

JUSTIÇA

STJ autoriza quebra de sigilos de Cláudio Castro após pedido da PF

PF investiga desvios em contratos da área de assistência social do governo do Rio e pagamentos de propina aos agentes públicos entre 2017 e 2020


REPRODUÇÃO

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) autorizou a quebra do sigilo bancário, fiscal e telemático do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL). Castro é investigado pela Polícia Federal por suspeita de envolvimento em um esquema de corrupção. A quebra de sigilos foi um pedido da PF no âmbito da Operação Sétimo Mandamento.

A PF investiga desvios em contratos da área de assistência social do governo do Rio e pagamentos de propina aos agentes públicos entre 2017 e 2020.

Na manhã desta quarta-feira (20), um mandado de busca e apreensão foi cumprido contra o irmão de criação de Cláudio Castro, Vinícius Rocha. Também foram alvos: Allan Borges Nogueira, gestor de governança socioambiental da Cedae, e Astrid de Souza Brasil Nunes, subsecretária de Integração Sociogovernamental e de Projetos Especiais da Secretaria de Estado de Governo.

O governador do Rio de Janeiro não foi alvo das buscas, mas é investigado. A defesa do governador afirma que "não há nada" na investigação contra ele.

"Nenhuma prova e tudo se resume a uma delação criminosa, de um réu confesso, a qual vem sendo contestada judicialmente".

Segundo comunicado da PF, a organização criminosa penetrou nos setores públicos assistenciais sociais no âmbito do estado do Rio de Janeiro e realizou fraude a licitações e contratos administrativos, desvio de verbas públicas e pagamentos de "propinas" aos envolvidos nos esquemas criminosos.

Em nota, a defesa de Cláudio Castro afirma que a operação deflagrada nesta quarta-feira (20) não traz nenhum novo elemento à investigação que já transcorre desde 2019.

PORTAL CORREIO

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!