O governador de Montana, Greg Gianforte (Republicanos), sancionou na quarta-feira (17) um projeto de lei que proíbe o TikTok em todo o estado, a partir de 1º de janeiro de 2024.
Um número crescente de estados liderados pelos republicanos emitiu proibições do TikTok em dispositivos emitidos pelo governo depois que o FBI alertou sobre possíveis ameaças à segurança nacional representadas pela plataforma de mídia social de propriedade chinesa, mas Montana é o primeiro estado a impor um banimento total do app.
Um porta-voz do TikTok disse em um comunicado por e-mail na noite de quarta-feira (17) que a proibição é uma violação dos direitos da Primeira Emenda.
Esta é uma grande escalada. Uma coisa é proibir um aplicativo popular de mídia social em dispositivos governamentais. Outra bem diferente é proibir para todos os residentes.
O TikTok é propriedade da empresa chinesa de tecnologia de internet ByteDance. Os legisladores dos EUA dizem que a plataforma de vídeo, usada por cerca de 150 milhões de americanos, está permitindo que Pequim espione cidadãos americanos. O TikTok sempre negou tais alegações.
Gazeta Brasil