Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Universidade Metodista

Universidade Metodista fecha cinco cursos e demite dezenas de professores


Universidade Metodista

Nesta quarta-feira (13), a Universidade Metodista anunciou o encerramento de cinco cursos presenciais de graduação em seu campus de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Segundo estimativas do Sindicato dos Professores do ABC (Sinpro ABC), aproximadamente 45 professores foram demitidos pela universidade.

Os cursos impactados são:

O curso de odontologia continua em funcionamento, porém agora em período integral.

Com uma dívida acumulada de R$ 500 milhões, a Rede Metodista de Educação, responsável pela Universidade Metodista, entrou com um pedido de recuperação judicial em 2021. Contudo, a aprovação desse pedido ocorreu somente em dezembro de 2022, pela Vara Regional Empresarial de Porto Alegre. Desde então, o grupo tem reduzido suas operações e até mesmo colocado parte do campus à venda para equilibrar suas finanças.

Demissões:

De acordo com o Sinpro ABC, conforme relato ao portal G1, cinco programas de pós-graduação perderam professores nas últimas semanas, abrangendo as áreas de comunicação, educação, administração, psicologia e ciências da religião.

"O número de demissões beira 45 professores e a expectativa é de que ocorram ao menos outras 15 até o dia 18 de dezembro, com o encerramento do ano letivo. A área de pós-graduação é a mais afetada. Na graduação estão fechando cursos, como matemática, biologia, letras, filosofia. Vamos acionar a Justiça para preservar os direitos dos docentes afastados", afirma José Jorge Maggio, presidente do Sinpro ABC, que tem apoiado e orientado os professores sobre seus direitos trabalhistas após os desligamentos.

Eis a íntegra da nota da Universidade Metodista:

Com o propósito de promover a retomada do crescimento sustentável das suas instituições, a Rede Metodista de Educação informa que vem traçando as melhores estratégias para a reestruturação da rede. Por essa razão, será necessário fazer cortes de 5 cursos na UMESP (Universidade Metodista de São Paulo) que apresentavam um baixo número de estudantes matriculados.
Esta descontinuidade impacta menos de 5% do total de alunos da instituição. Mantemos mais de 40 cursos ativos nas diversas áreas, todos com excelentes avaliações do MEC.
As mudanças ficaram para os seguintes cursos: Educação física, Engenharia de produção, Fisioterapia, Rádio e TV e Sistemas de informações. Já o curso de odontologia segue funcionando, mas foi para o horário integral.
Reforçamos que todos os alunos dos cursos encerrados foram informados e possuem alternativas para continuidade dos seus estudos, seja na própria instituição (em outro turno ou modalidade) ou em instituições que se comprometeram a manter condições financeiras semelhantes às praticadas na Metodista.
Esta ação faz parte da reorganização institucional que ocorre desde 2021 e está amparada em bases legais e, desta forma, poderemos reinvestir nos cursos em andamento e ofertar novos cursos mais aderentes à demanda do mercado atual.
Reiteramos o nosso compromisso de mais de 85 anos com a Educação, mantendo a nota máxima na avaliação do MEC, que nos distingue no processo de formação de profissionais de empresas locais, nacionais e internacionais, além do nosso compromisso com a sociedade, fornecendo centenas de bolsas de estudo, mais de 100 projetos de extensão, muitos dos quais reconhecidos e premiados na região.

Gazeta Brasil

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!