Um segundo avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com repatriados pelo Brasil deixou o Egito neste domingo (10), por volta das 14h (horário de Brasília). A bordo, estavam 48 pessoas, a maioria crianças e mulheres, que não conseguiram sair de Gaza há cerca de um mês, quando o primeiro grupo deixou a zona de conflito.
A viagem deve durar cerca de 15 horas. Ao todo, a operação Voltando em Paz, do governo federal, já retirou 80 pessoas da Faixa de Gaza, mas há ainda 54 pedidos pendentes.
O grupo chegou aos postos de fronteira de Rafah, no sul da Palestina, com o Egito no sábado, junto às pessoas que embarcaram no voo previsto para aterrissar na Base Aérea de Brasília às 3h20 de segunda-feira (11), mas tiveram a passagem vetada por Israel.
A previsão de chegada da aeronave é às 3h20 desta segunda-feira (11).
A operação Voltando em Paz foi iniciada em novembro de 2022, após o conflito entre Israel e o Hamas, que deixou mais de 250 mortos e milhares de desabrigados. As listas de repatriados são compostas por brasileiros, ou palestinos que têm familiares brasileiros.
Na primeira leva de repatriados, foram 22 pessoas nascidas no Brasil e 10 na Palestina. A aeronave KC-30 (Airbus A330 200) saiu na quarta-feira (7), do Rio de Janeiro para o Cairo. O avião levou 11 toneladas de alimentos não perecíveis enviados pelo governo brasileiro como ajuda humanitária.
Fonte: Créditos: Gazeta Brasil