O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, participou neste domingo (10), em Buenos Aires, da cerimônia de posse de Javier Milei como presidente da Argentina.
"Já tivemos uma reunião online, e estou feliz com este convite. Temos o presidente Milei para apoiar a Ucrânia", disse Zelensky momentos antes do libertário assumir o cargo de novo presidente argentino.
A visita a Buenos Aires marca a primeira viagem de Zelensky à América Latina desde o início da guerra e tem como objetivo fortalecer as relações com a região, uma das prioridades de seu governo para o próximo ano.
A posse de Milei também contou com a presença, entre outros, do rei da Espanha, Felipe VI, do primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, do ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, e dos presidentes do Chile, Gabriel Boric, do Uruguai, Luis Lacalle Pou, do Equador, Daniel Noboa, do Paraguai, Santiago Peña, e da Armênia, Vahagn Khachaturyan.
Os dignitários estiveram primeiro na Assembleia Legislativa, na Câmara dos Deputados, e depois foram para o palco onde Milei fez o discurso de posse.
No Congresso, Zelensky expressou confiança de que o governo de Javier Milei, que agora assume a Presidência da Argentina, apoiará seu país "perante as Nações Unidas" após a invasão russa ocorrida em fevereiro do ano passado.
Conversas com Peña, Lacalle Pou e Daniel Noboa
O ucraniano aproveitou a visita a Buenos Aires para realizar reuniões bilaterais com os principais líderes da região que participaram da cerimônia argentina.
"Encontrei-me com Daniel Noboa e o parabenizei pela sua recente eleição como Presidente do Equador. Agradeci ao Equador por sua posição de apoio às resoluções que condenam a invasão russa da Ucrânia e o convidei para a próxima reunião da Fórmula da Paz em janeiro de 2024", escreveu o ucraniano em sua conta.
Zelensky também acrescentou que discutiram a possibilidade de expandir a cooperação bilateral, especialmente nas áreas de segurança, digitalização e comércio agrícola.
Sobre a conversa com o uruguaio Luis Lacalle Pou, revelou que espera que seu país participe da próxima rodada de negociações na Suíça.
"Discutimos formas de desenvolver o comércio entre a Ucrânia e o Paraguai. Convidei também o Presidente Peña para visitar a Ucrânia. Ele convidou os três para visitarem a Ucrânia."
Fonte: Gazeta Brasil