Ao menos 19 estrangeiros foram barrados ao tentar entrar no Brasil em 2023 por supostas ligações com o terrorismo. As informações são de autoridades com acesso a informações de inteligência que fundamentam essas recusas.
Um homem de 38 anos com passaporte egípcio desembarcou sozinho do voo AZ 678, no terminal 3 do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na última sexta-feira (1º).
De acordo com o site g1, K.B.K.E. (iniciais) partiu do Cairo, no Egito, e passou por Roma antes de tentar entrar no Brasil com um visto de negócios/turismo.
Antes do desembarque, homens da PF já haviam recebido um alerta para interceptar o passageiro. Segundo o portal, houve trocas de informação com serviços de inteligência dos EUA.
Os policiais foram avisados de que o homem tinha histórico de ligação com grupos terroristas e avaliaram que ele podia representar "ameaça à segurança nacional" do Brasil.
Nos reportes de inteligência, não há menção ao nome do grupo terrorista ao qual o visitante seria ligado.
No aeroporto, ele contou aos agentes que teve a entrada na Argentina recusada no ano passado e que também foi parado no Canadá.
Ao ser questionado, ele mudava de assunto e não explicava como seria sua estadia no Brasil.
K.B.K.E. acabou repatriado na noite da mesma sexta, sendo escoltado até o voo AZ 679, de volta para Roma.
Fonte: Gazeta Brasil